BIOGRAFIA

Instrumentista (sax, flauta e clarinete), compositor, arranjador e professor. É membro da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil na cadeira de sax-barítono e mestre em Jazz Performance pelo Jazzcampus/FHNW - Musik Akademie, sendo aluno de saxofone de Daniel Blanc e Mark Turner, aulas de composição com Hans Feigenwinter e Guilhermo Klein e masterclasses com Brad Mehldau.

É bacharel em saxofone pela FMU/FAAM. Estudou saxofone com Isidoro Longano (Bolão), David Richards e Rodrigo Ursaia, e improvisação com Frank Herzberg. Foi bolsista nos festivais de inverno em Campos de Jordão e Tatuí.

Participou como bolsista do 2003 Henri Mancini Institute, na UCLA em Los Angeles, estudando e tocando com James Moody, Arturo Sandoval, Bob Mitzer, Diana Krall, Alex Acuña, Christian McBride. Tocou na HMI Orchestra e HMI Big Band, regidas por Jorge Calandrelli, Gunther Schüller, Lennie Niehaus, Patrick Willians e Justin DiCioccio.

Regularmente toca em big bands, entre elas a InterXchange, Banda Jazzco, Cacique Jazz Combo, Banda Comboio, Banda Urbana e Nelson Ayres Big Band. Tocou com artistas como Eumir Deodato, Spok, Proveta, Vinícius Dorin, Trio Corrente, Roberto Menescal, além de shows com os cantores Simoninha, Fernanda Porto, Lucinha Lins, Virginia Rosa, Célia, Fabiana Cozza, Paula Lima, Cauby Peixoto, Ivan Lins, Dudu França, Celine Imbert, Pedro Mariano, entre outros. Foi finalista do 1º e 5º Prêmios Weril para Solista de Instrumento de Sopro.

Foi regente e arranjador da Orquestra Municipal Infanto Juvenil de Itapecerica da Serra, parte do projeto Barracões Culturais da Cidadania, entre os anos de 2000 e 2004.

Participou do quarteto de saxofones SaxFourSax como instrumentista, arranjador e compositor, onde se apresentaram em várias unidades do Sesc no Estado de São Paulo, durante os anos de 1998 e 2013.

Participou das orquestras de musicais tocando instrumentos de madeira, como músico titular e substituto. Entre eles, destacam-se: Sweet Charity, Os Produtores, Cats, A Gaiola das Loucas, Cabaret, A Família Addams, Shrek, A Madrinha Embriagada, Cantando na Chuva, Operilda na Orquestra Amazônica.

Em 2014, ingressou na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, como titular da cadeira de saxofone barítono.

Realizou os projetos de arte-educação no SESI-SP,  “Instrumentos de Sopro” com o Duo Madeira de Lei, e “Três Poetas da MPB” com o Trio Parra, como instrumentista e arranjador, entre 2013 e 2015.

Em 2016 participou do concerto PROMS 52, tocando com a OSESP e Big Band da Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência de Marin Alsop no Royal Albert Hall, em Londres/UK, transmitido ao vivo pela BBC, recebendo críticas positivas. Também nesse ano inicia o projeto CHICO MACEDO 4TETO, apresentando suas composições e arranjos inéditos, onde faz uma releitura de clássicos da música brasileira.

Em 2017 foi o diretor musical e arranjador do concerto em homenagem aos 90 anos de Tom Jobim, juntamente com o CHICO MACEDO 4TETO e os cantores Ricardo Arantes, Andressa Parra e Julia Baliero, realizado no Clube Paulistano.

Em 2020, lançou seu Álbum CHICO MACEDO 4TETO com suas composições e arranjos originais.

ChicoMacedo-197-Editar-Editar-2.jpg